O Festival do Rio é um dos maiores eventos audiovisuais da América Latina. Sempre nos meses de setembro e outubro, a cidade do Rio de Janeiro recebe o posto de “capital mundial do cinema”, trazendo mais de 300 filmes de todo o mundo, dando destaque sempre para recentes produções brasileiras e latino-americanas.

E todo ano, há também uma campanha de divulgação do evento. Muitos de nós colecionadores de postais publicitários – principalmente os cariocas rs, nos deparamos com belos postais do Festival do Rio. Eles geralmente procuram destacar pontos importantes da cidade, como o Cristo Redentor, o Pão-de-Açúcar, a Praia de Copacabana, etc. Já outros saem um pouco desta temática, explorando por exemplo, o cotidiano dos cariocas, ou até os próprios filmes do festival. Lembro-me de um postal maravilhoso, logo no início da minha coleção: um saquinho cheio de pipoca, e o mais interessante… tinha o cheiro da pipoca! A propósito, ainda tem um pouco deste odor, acabei de sentir aqui!

A temática deste ano está linda! Ainda não tenho os postais em minhas mãos, e estou com imagens muito pequenas deles. Porém… vejam este anúncio abaixo que consegui na Internet. Confirmei com a MiCA, empresa que sempre veicula os postais: a série será composta por três postais, seguindo o tema de “esculturas na areia”. Lindo demais, não é?

Aproveitando esse embalo, resolvi fazer aqui no blog uma pequena exposição. Trata-se de alguns dos postais publicitários criados ao longo dos anos, que consegui nas minhas aventuras de coleção. Lembrando que alguns eu não possuo e que também não há certeza de quantos postais foram lançados durante os festivais. Hoje, começo com os anos de 1999, 2001 e 2002.

Deixem seus comentários. Espero que gostem 🙂

#

1999

Começando pelo ano de 1999 (eita, faz tempo hein). Nesta época, o postal era simples como podem visualizar. Só divulgando a data do evento. Esse abaixo foi veiculado pela MiCA.

#

2001

Esses eu não tenho, porém consegui as imagens, que não estão muito boas. Nesta série de três postais publicitários, veiculados pela MiCA, dá para perceber vários rolos de filmes, formando paisagens famosas do Rio. Se alguém tiver esses postais… plissss, entre em contato! :mrgreen:

#

2002

Neste ano existia uma empresa de postais publicitários chamada Free Cards. Hoje em dia ela não existe mais, porém colecionadores mais antigos lembram dela. Separei dois para mostrar: um com a própria propaganda da Free Cards, e o outro com a campanha de divulgação do festival.

#

Amanhã teremos mais!

#

