Os postais, sejam eles publicitários ou não, possuem uma ligação muito próxima com os selos. Ao enviar um postal para alguém, ou uma carta, o selo está sempre ali no cantinho, enfeitando (ou não rs) nossos postais e cartas. Como hoje é uma data muito especial, nada mais justo de comemorar trazendo um pouco de história, informação, selos e claro, postais!

Hoje, dia 1º de agosto, se comemora o Dia do Selo Postal Brasileiro. A data é marcada por causa dos primeiros selos lançados no Brasil, em 1843. Os famosos selos Olho de Boi, que possuiam uma semelhança com o olho do animal, custavam na época entre 30 a 90 réis. O Brasil foi o segundo país do mundo a implantar o selo postal. O primeiro foi a Inglaterra, com o Penny Black.

#

Para comemorar esta data, o Centro Cultural Correios de Recife promove até o dia 29 de Setembro a exposição filatélica Futebol – Uma Paixão Nacional. A mostra conta com selos da Copa do Mundo de 1950, e também de todos os campeonatos dos anos de 1958 a 2010. O selo do milésimo gol de Pelé é uma das atrações.

A exposição também conta com carimbos, álbuns, catálogos, reportagens de jornais, fotografias, documentos históricos, ampliações de selos e um software que permite o visitante jogar com a bola da última Copa, a Jabulani.

E como não poderia faltar, foi lançado um postal para divulgação da mostra, veiculado pela Frog Mídia Indoor.

#

Agradecimentos: Frog Mídia Indoor, Tarcila Zonaro – Koleções
Fonte: pe360graus, Guia dos Curiosos, CCC-Recife, Blog Recife no Mundial

Anúncios