Ele está completando 130 anos no Brasil! Hoje, dia 28 de abril, é o Dia Nacional do Cartão Postal!

O Brasil instituiu o cartão-postal pelo Decreto nº 7695, de 28 de abril de 1880, proposto pelo Ministro da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, conselheiro Manuel Buarque de Macedo.

“Segundo Vossa Majestade Imperial se dignará ver, a primeira de tais alterações é a que estabelece o uso dos bilhetes-postais geralmente admitidos nos outros Estados e ainda em França, onde aliás houve durante algum tempo certa repugnância ou hesitação em os receber; os bilhetes-postais são de intuitiva utilidade para a correspondência particular, e, longe de restringir o número de cartas, como poderá parecer, verifica-se, ao contrário que um dos seus efeitos é aumentá-lo. Na ocasião ocupava a Direção da Repartição dos Correios, Luís Plínio de Oliveira, nomeado para o cargo em 1865, depois de ter publicado três anos antes, o “Relatório sobre a Organização dos Correios da Inglaterra e França”.

Já os postais publicitários não se tem uma data precisa. Porém no século XX ganharam bastante espaço, pois a fotografia começou a ser fortemente disseminada em postais.

Existem na Internet diversos textos a respeito dos cartões postais. Alguns em português, outros em inglês. Livros também contam um pouco da história deles. A partir de hoje, teremos em nosso blog a seção Artigos (no topo do nosso blog), com links para diversos textos, entrevistas e curiosidades que estejam relacionados ao mundo dos cartões postais, e claro dos postais publicitários. Você já pode ir lá dar uma espiadinha 😉

#

Fonte: Wikipédia.org
Colaboração: José Carlos Daltozo

Anúncios