Sempre que possível, divulgamos aqui no Blog PPBraSiL empresas que desenvolvem campanhas em postais publicitários. A Metara Comunicação, já citada num post recente, desenvolve um trabalho muito bacana com postais, em parceria com a MiCA Postais Publicitários.

Sobre a agência:
A Metara é uma agência de comunicação integrada de interesse público, dedicada à promoção da responsabilidade socioambiental, cidadania e políticas públicas. Há oito anos no mercado, ela desenvolve pesquisas, planejamentos, campanhas, ações e serviços de comunicação (sites, publicações, relacionamento com a mídia e gestão de conteúdo) para governos, ongs e empresas no Brasil e em mais de 15 países.

Alguns dos seus trabalhos, lançados em postais publicitários, são conhecidos por alguns colecionadores (inclusive eu rs).

A agência nos disponibilizou várias imagens e informações sobre alguns destes postais publicitários. Gostaria de aproveitar esse post, para agradecer ao Luis Henrique e Juliana Fernandes, ambos da Metara Comunicação, por me enviar este material tão interessante. Obrigada de coração!

Veja abaixo algumas campanhas:

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AQUI NÃO DÁ PARA SONHAR

Cliente: Projeto Legal
Foto: Luiz Alvarenga / Agência O Globo

Tema: Denúncia sobre condições do “educandário” Santo Expedido, exigindo o cumprimento da decisão do CEDCA/RJ de fechar a “instituição”.

Diferencial: Ação de advocacy (advocacia social), estimulando o leitor a enviar o postal (pré-endereçado) para o Governador do Estado. Esse tipo de ação visa prolongar a experiência do leitor com o tema, além de proporcionar a ele a oportunidade de manifestar sua opinião como cidadão.

Ano: 2008

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ALIMENTE-SE DE SEUS DIREITOS

Cliente: Conselho Regional de Serviço Social /RJ (CRESS/RJ)
Ilustração: Liliana Ostrovsky

Tema: Acesso aos direitos humanos fundamentais

Diferencial: 15 de Maio, Dia do Assistente Social. Contatos úteis de serviços de defesa e promoção dos direitos humanos.

Ano: 2004

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POBREZA É CRIME?

Cliente: Instituto Brasileiro de Inovações em Saúde Social – IBISS
Foto: Ierê Ferreira

Tema: Criminalização da pobreza

Diferencial: Dia Internacional dos Direitos Humanos

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ONDE COMEÇA A VIOLÊNCIA?

Cliente: CRESS/RJ
Foto: JR Ripper

Tema: Criminalização da pobreza e violência.

Diferencial: 15 de Maio, Dia do Assistente Social.

Ano: 2006

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VISÕES PERIFÉRICAS

Cliente: Observatório de Favelas
Foto: F. Valdean / Imagem do Povo

Tema: Divulgação do I Festival Audiovisual Visões Periféricas – Festival Nacional de Cinema de Periferia.

Diferencial: A imagem é do exercício “janela mágica”, da Escola de Fotógrafos Populares do Observatório de Favelas, que ensina o aluno a enquadrar imagens. A parte dos olhos é destacável e é o convite para a festa de lançamento. Os postais distribuídos pela Mica já vieram sem o convite, que era para convidados especiais.

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CONTEÚDO, MARIA DOS SANTOS

Cliente: Projeto Trama
Foto: Montagem

Tema: Enfrentamento ao tráfico de pessoas para fins de exploração sexual.

Diferencial: Foi escolhido o melhor postal do Brasil pela Mica em 2005 e concorreu no concurso mundial de postais. Lançou o site e a própria organização, teve retorno em acessos ao site de 1000 visitas por dia e 67% dos postais divulgados (nossa média é de 20%). Ação de advocacy (advocacia social), estimulando o leitor a enviar o postal (pré-endereçado) à Comunidade Européia. O escritório deles em Brasília ligou para o Trama reclamando de estar recebendo dezenas desses postais!

Ano: 2005

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PROGRAMA DE PROTEÇÃO À CRIANÇA E ADOLESCENTE AMEAÇADOS DE MORTE

Cliente: Projeto Legal, Secretaria Especial de DH da Presidência da República
Foto: Celso Pereira, modelo Yuri Fagundes / Nós do Morro

Tema: Enfrentamento ao assassinato de crianças e adolescentes e conflito com a lei.

Diferencial: lançamento do Programa de Proteção à Criança e Adolescente Ameaçados de Morte. Ação de advocacy (advocacia social), estimulando o leitor a enviar o postal (pré-endereçado) para o Congresso Nacional.
Com a dobra do postal fechada, a criança parece está dentro da caixa de papelão, e ao abri-la mostra a mesma protegida no cobertor.

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QUE TIPO DE POLÍTICO VOCÊ É?

Cliente: CRESS/RJ
Foto: montagem

Tema: Participação política.

Diferencial: 15 de Maio, Dia do Assistente Social. A campanha foi um sucesso e no período, virou um “texto anônimo” na Internet.
Ação de advocacy (advocacia social), estimulando o leitor a enviar o postal (pré-endereçado) para qualquer pessoa a quem desejasse questionar que tipo de político ela era.

Ano: 2006

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CONTRIBUIR NA EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS I

Cliente: CRESS/RJ
Foto: Luiz Alvarenga / Agência O Globo

Tema: Efetivação de direitos.

Diferencial: 15 de Maio, Dia do Assistente Social, 2002. Ação de advocacy (advocacia social), estimulando o leitor a enviar o postal (pré-endereçado) para a Presidência da República.

Ano: 2002

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CONTRIBUIR NA EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS II

Cliente: CRESS/RJ
Foto: Luiz Alvarenga / Agência O Globo

Tema: Efetivação de direitos, trabalho e desemprego.

Diferencial: 15 de Maio, Dia do Assistente Social. Ação de advocacy (advocacia social), estimulando o leitor a enviar o postal (pré-endereçado) para a Presidência da República. O cliente adorou as duas opções de foto e optou por produzir ambas.

Ano: 2002

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FALE ALTO!

Cliente: CRESS/RJ
Foto: Montagem

Tema: Direito à privacidade na prestação de serviço social.

Diferencial: 15 de Maio, Dia do Assistente Social. Ação de advocacy (advocacia social), promovendo e exigindo cumprimento da lei estadual 5261. O postal é ponto de partida para a campanha de cross-media. Dele, o público “pula” para o hot site, onde pode enviar o postal para a prefeitura da sua cidade (no RJ), conhece a lei e outras informações, podendo postar no blog da campanha um depoimento sobre o assunto.

Ano: 2009

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TUBERCULOSE É ANTIGA, MAS NÃO É PASSADO

Cliente: Instituto Brasileiro de Inovações em Saúde Social – IBISS
Ilustração: Liliana Ostrovsky

Tema: 24 de março, Dia Mundial de Combate à Tuberculose.

Diferencial: Denúncia da situação da tuberculose no Rio de Janeiro. Ação de advocacy (advocacia social), estimulando o leitor a enviar o postal (pré-endereçado) para a Secretaria Estadual de Saúde/RJ.

Ano: 2005

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CONTAIDS

Cliente: Comissão Nacional de Teatro e Aids / Unesco / Ministério da Saúde
Foto: Arquivo Contaids

Tema: Divulgação do Portal Contaids.

Diferencial: No portal era possível contactar e contratar grupos de teatro em todo o Brasil por temática de trabalho, região e outras variáveis.

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Parabéns aos profissionais responsáveis por todas estas campanhas. É um trabalho magnífico, que merece destaque aqui!

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Fonte e imagens: Juliana Fernandes

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