selo2_peqCartões postais “Diário de Bordo” vira coletânea

Diário de Bordo é um projeto literário, inserido em cartões postais que mescla textos e imagens. Durante três anos, os cartões postais foram distribuídos gratuitamente em Belo Horizonte e São Paulo. Para marcar o sucesso do projeto, uma coletânea dos 30 postais foi lançada em julho, na Livraria Usina das Letras.

O projeto inovador de cartões postais literários surgiu em 2005, com parceria da jornalista Lieli Loures, a diretora de arte Raquel Alvarenga e a artista plástica Inco Matsui. Mas a ideia começou a surgir em 2004, quando Lieli se mudou para Nova York. Longe de casa, sentiu uma enorme vontade de escrever. Sensações, experiências, pensamentos e paisagens foram traduzidos em forma de textos, além de seu próprio diário. Com ajuda de Inco, os textos se tornaram imagens. Já em Belo Horizonte, nas mãos de Raquel, o projeto começou a ser desenvolvido. 

postaldb_26 postaldb_25
postaldb_24 postaldb_23

Quando Lieli voltou ao Brasil em 2006, o projeto foi interrompido, mas retornou em 2007 com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e usando ilustrações de diferentes artistas de Belo Horizonte. Além de estabelecer uma relação íntima com o público, os cartões postais literários também se tornaram tema em universidades e escolas de teatro.

Os designers Francisco Matins, Gabriel Malard, Julia Valle, Pedro Hamdan, Raquel Alvarenga, Raquel Pinho, Raphael Righi e Ricardo Donato assinam as ilustrações. A revisão é de Pedro Monteiro, professor e doutor em Escrita Criativa pela Universidade de Albany, N.Y., nos Estados Unidos.

A coletânea Diário de Bordo será vendida por enquanto em Belo Horizonte e pode ser encontrada na Livraria Usina das Letras, nas unidades: Usina Unibanco de Cinema, Usiminas Belas Artes Cinema e Palácio das Artes. O valor é de 23 Reais.

Mas para quem não mora em BH (como eu), e se interessou pelo projeto, pode entrar em contato com Lieli (SP) e Raquel (RJ), que disponibilizaram carinhosamente seus e-mails para nós colecionadores:

Raquel Alvarenga – RJ: raquelalvarenga@hotmail.com
Lieli Loures – SP: diariodbordo@hotmail.com

 

Colaboração e imagens: Lieli Loures e Raquel Alvarenga
Fonte: Usina das Letras Blogspot, Blog do Governo do Estado de Minas Gerais, O Tempo Online, Hoje Vou Assim Blogspot.

Anúncios