A MiCA Postais Publicitários desde o ano passado, adotou em sua produção o papel 90% reciclado pós-consumo, ou seja, um papel 90% reaproveitado depois de utilizado: o Triplex Branco. Ele é livre de cloro em seu processo de clareamento. Tanto que a marca “ECO” é assinada no verso dos postais.

mica_eco

Verso do postal com a marca "ECO".

Apesar da preocupação e responsabilidade ambiental da empresa (o que é essencial na minha opinião), os postais produzidos neste formato caíram um pouco na qualidade. Conversando com alguns colecionadores, descobrimos que na maioria dos casos, os cuidados com os postais foram redobrados. Eles são mais opacos que os antigos e amassam com muita facilidade. Talvez a durabilidade seja até menor – não tenho certeza.

Sendo que neste mês de Junho, os postais da MiCA não estão mais com esta marca, e se observamos melhor, eles não estão mais opacos! Ou mudaram a fórmula, ou voltaram a utilizar o papel branco! E melhor: alguns deles vieram com verniz!

mica_normal

Verso do postal somente com a marca da MiCA.

Eis a questão: será que estavam perdendo para a concorrência? Será que estavam perdendo clientes? Será que a qualidade dos postais realmente caiu? Ou não é nada disso (risos) e continuam usando um papel ecologicamente correto, porém com mais qualidade?

Pensem a respeito… quem puder, deixe comentários.

Anúncios